Sec. Assistência Social

Secretária: Solange Marques Louzada Bittencourt

Endereço: Rua Professor Divaldo Pereira Franco, nº 167

Telefone: 3471-2107

Horário de atendimento: 07:00 às 12:00 hrs e 14:00 às 17:00 hrs

Programa Bolsa Família:

 Gestora: Celma Maria Sousa Pedral

É um programa de transferência direta de renda, direcionando ás famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza. O programa busca garantir a essas famílias o direito á alimentação e o acesso à educação e à saúde.

Objetivos: Combater  a fome e promover a segurança alimentar e nutricional; Combater a pobreza e outras formas de privação das famílias; Promover o acesso á rede de serviços públicos, em especial, saúde, educação, segurança alimentar e assistência social.

Compõem a secretaria de Assistência Social

Coordenadora: Suenia Tanajura Nunes

CRAS: Centro de referência da Assistência Social é uma unidade pública estatal de base territorial, localizada em áreas de vulnerabilidade social. Executa serviços de proteção social básica, organizada e coordena a rede de serviços socioassistenciais, locais da politica de assistência social.

Objetivo Geral: Prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e de aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

SCFV: Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, ligado ao CRAS.

CREAS: Centro Especializado de Assistência Social é uma unidade pública estatal responsável pela oferta de orientação e apoio especializado e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados. Para isso, envolve um conjunto de profissionais e processos de trabalho que devem ofertar apoio e acompanhamento especializado. O principal objetivo é o resgate da família, e dos direitos violados, potencializando sua capacidade de proteção aos seus membros.

Coordenadora: Marlene Gomes Oliveira

CMAS: Conselho Municipal de Assistência Social é o órgão que reúne representantes do governo e da sociedade civil para discutir, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços sociais públicos e privados no Município.

Presidente: Rayane Alves da Silva

Conselho Tutelar: É composto por cinco membros, eleitos pela comunidade para acompanharem as crianças e adolescentes e decidirem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso. Devido ao seu trabalho de fiscalização a todos os entes de proteção (Estado, comunidade e família), o conselho goza de autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do estado.